Transtorno do espectro autista (TEA)

Autores

  • Carla Maria da Rocha Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Lucas Lira de Menezes Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

autismo, legislação, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir com a compreensão da evolução histórica que envolve o Autismo e sua relação prática com o processo de inclusão dessas pessoas à luz da legislação, além de refletir sobre o papel do professor, tendo por embasamento a análise de textos voltados para a temática, a partir da seguinte questão norteadora: como pensar em processos de inclusão de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, analisando desde o seu contexto histórico, suas características, bem como as leis que contribuem para tal? Com o intuito de solucionar essa problemática proposta, a metodologia se apresenta de forma qualitativa, com revisão de literaturas, considerando aspectos legais e sua influência em uma perspectiva inclusiva no estado do Ceará. O trabalho evidencia a contribuição das políticas já existentes, bem como as lacunas a serem preenchidas dentro desse contexto. Desse modo, resultados indicam a importância dessas políticas afirmativas, bem como o amparo por meio da fiscalização das mesmas. Assim, torna-se relevante, uma vez que se situa na compreensão de uma realidade atual.

Biografia do Autor

Carla Maria da Rocha, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Lucas Lira de Menezes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

da Rocha, C. M., & Lira de Menezes, L. (2025). Transtorno do espectro autista (TEA). Revista Do Tribunal De Contas Do Estado Do Piauí, 22(1). Recuperado de https://revistas.tce.pi.gov.br/index.php/tce/article/view/9

Edição

Seção

Artigos