Transtorno do espectro autista (TEA)
Palavras-chave:
autismo, legislação, Transtorno do Espectro AutistaResumo
O objetivo deste trabalho é contribuir com a compreensão da evolução histórica que envolve o Autismo e sua relação prática com o processo de inclusão dessas pessoas à luz da legislação, além de refletir sobre o papel do professor, tendo por embasamento a análise de textos voltados para a temática, a partir da seguinte questão norteadora: como pensar em processos de inclusão de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, analisando desde o seu contexto histórico, suas características, bem como as leis que contribuem para tal? Com o intuito de solucionar essa problemática proposta, a metodologia se apresenta de forma qualitativa, com revisão de literaturas, considerando aspectos legais e sua influência em uma perspectiva inclusiva no estado do Ceará. O trabalho evidencia a contribuição das políticas já existentes, bem como as lacunas a serem preenchidas dentro desse contexto. Desse modo, resultados indicam a importância dessas políticas afirmativas, bem como o amparo por meio da fiscalização das mesmas. Assim, torna-se relevante, uma vez que se situa na compreensão de uma realidade atual.