QUEBRANDO O CICLO DO ANALFABETISMO
OS FILHOS DOS JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS NOS MUNICÍPIOS COM AS MAIORES TAXAS DE ANALFABETISMO DO PAÍS
Palavras-chave:
analfabetismo, primeira infância, orçamento públicoResumo
Este artigo analisa o ciclo intergeracional do analfabetismo nos cinco municípios do do país que apresentaram as maiores taxas de jovens e adultos não alfabetizados, todos localizados no Estado do Piauí. Parte da hipótese de que a escolaridade dos pais, especialmente das mães, influencia diretamente o desempenho educacional dos filhos, o que perpetua o analfabetismo por gerações. Com base em abordagem bibliográfica, documental e estudo de caso, foram investigadas as características demográficas e socioeconômicas dos municípios, bem como a evolução de suas taxas de analfabetismo. O estudo identificou a necessidade de atuação conjunta entre políticas públicas voltadas ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e à educação infantil em tempo integral, com ênfase na priorização de crianças filhas de pais analfabetos. Os resultados indicam que, para romper o ciclo do analfabetismo, é fundamental a identificação das famílias mais vulneráveis e a implementação de planos municipais da primeira infância que tenham metas quantificadas, respaldo orçamentário e integração com os planos municipais de educação. A pesquisa conclui que o investimento qualificado na primeira infância, aliado à alfabetização de jovens e adultos, representa a estratégia mais eficaz para promover o desenvolvimento humano e assegurar o exercício pleno da cidadania.Downloads
Publicado
2024-02-12
Como Citar
Ribeiro Cunha, A. R. (2024). QUEBRANDO O CICLO DO ANALFABETISMO: OS FILHOS DOS JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS NOS MUNICÍPIOS COM AS MAIORES TAXAS DE ANALFABETISMO DO PAÍS. Revista Do Tribunal De Contas Do Estado Do Piauí, 28(1), 149–185. Recuperado de https://revistas.tce.pi.gov.br/index.php/tce/article/view/19
Edição
Seção
Artigos
