QUEBRANDO O CICLO DO ANALFABETISMO

OS FILHOS DOS JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS NOS MUNICÍPIOS COM AS MAIORES TAXAS DE ANALFABETISMO DO PAÍS

Autores

  • Arthur Rosa Ribeiro Cunha Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)

Palavras-chave:

analfabetismo, primeira infância, orçamento público

Resumo

Este artigo analisa o ciclo intergeracional do analfabetismo nos cinco municípios do do país que apresentaram as maiores taxas de jovens e adultos não alfabetizados, todos localizados no Estado do Piauí. Parte da hipótese de que a escolaridade dos pais, especialmente das mães, influencia diretamente o desempenho educacional dos filhos, o que perpetua o analfabetismo por gerações. Com base em abordagem bibliográfica, documental e estudo de caso, foram investigadas as características demográficas e socioeconômicas dos municípios, bem como a evolução de suas taxas de analfabetismo. O estudo identificou a necessidade de atuação conjunta entre políticas públicas voltadas ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e à educação infantil em tempo integral, com ênfase na priorização de crianças filhas de pais analfabetos. Os resultados indicam que, para romper o ciclo do analfabetismo, é fundamental a identificação das famílias mais vulneráveis e a implementação de planos municipais da primeira infância que tenham metas quantificadas, respaldo orçamentário e integração com os planos municipais de educação. A pesquisa conclui que o investimento qualificado na primeira infância, aliado à alfabetização de jovens e adultos, representa a estratégia mais eficaz para promover o desenvolvimento humano e assegurar o exercício pleno da cidadania.

Biografia do Autor

Arthur Rosa Ribeiro Cunha, Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Finanças Públicas pela Universidade Federal do Estado do Piauí (UFPI). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (FDUC). Aluno do MBA Auditoria e Inovação no Setor Público da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Downloads

Publicado

2024-02-12

Como Citar

Ribeiro Cunha, A. R. (2024). QUEBRANDO O CICLO DO ANALFABETISMO: OS FILHOS DOS JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS NOS MUNICÍPIOS COM AS MAIORES TAXAS DE ANALFABETISMO DO PAÍS. Revista Do Tribunal De Contas Do Estado Do Piauí, 28(1), 149–185. Recuperado de https://revistas.tce.pi.gov.br/index.php/tce/article/view/19

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.